Os textos foram divididos pela turma e uma Wiki foi criada para desenvolvermos o nosso trabalho, acessível no link http://cael.pbworks.com/


Picture_5.png

Apresento, de seguida, a minha tradução:


Tema 3: A abordagem "blended" de um programa faz com que a construção de uma comunidade online seja mais fácil do que com uma abordagem estritamente online


Quando desenhámos o programa nós pensamos muito sobre a combinação de aprendizagem e ensino presencial e online... e decidimos que, para este programa, iríamos iniciar os alunos num ambiente de aprendizagem presencial. Portanto, eles vêm juntos para um instituto presencial durante 3 semanas em diferentes localizações no Canadá, e é só após esta parte presencial que eles começam a parte online do programa... no total, têm dois segmentos presenciais, que são intercalados, um no início do primeiro ano, um no início do segundo ano, mas entretanto fazem todo o seu trabalho em cursos "computer-conferenced". Assim, as necessidades do aluno, o objectivos de aprendizagem do programa ditaram essa estrutura em particular. (Hutton et al., 2003)


Pappas e Jerman (2004) afirmam aquilo em que muitos na área da aprendizagem distribuída acreditam, que um modelo "blended" de instrução online é o caminho para o futuro. Mesmo para os alunos dentro da distância de comutação de seus campos tradicionais, vêem cursos presenciais curtos aos fins de semana e/ou noites num local de trabalho conveniente ou locais comunitários, que completam a instrução primeiramente online. Anderson (2004) acredita que estamos "a entrar numa era onde "streaming video", vídeo e áudio-conferência, e os mundos virtuais estão prontamente disponíveis para uso educacional" (p. 7).
Acreditamos que para a aprendizagem experiencial e para a reflexão crítica ... uma das chaves reais para criação de uma comunidade segura e confiante é ... para os alunos se conhecerem uns aos outros e trabalharem juntos face-a-face... para construirem alguma confiança num terreno comum [a partir da qual] para iniciar o diálogo on-line. (Hutton et al., 2003)


Como descrito neste comentário, o programa da Universidade de Calgary era uma abordagem "blended" que usou sessões presenciais iniciais e intermédias para estabelecer e consolidar um senso de comunidade. Devido à ampla distribuição geográfica do grupo de estudantes Deakin, que eram muitas vezes localizados internacionalmente, o programa de Deakin era ensinado principalmente online, com comunicação por e-mail e telefone também disponíveis. Se sessões face a face não são possíveis em programas dados globalmente, Stacey (2002) acredita que o planeamento deve envolver uma cuidadosa fase de aprendizagem introdutória online, de estabelecimento da presença social e do professor.

Sabemos que num meio textural como este que as pessoas respondem de maneiras bastante estranhas, muitas vezes interpretando as palavras de forma errada... quando eu sugeri que eles usassem outro meio ... e conversar sobre isso [por telefone], descobriram que na verdade tinham muitas semelhanças. (et al., 2003)

O professor on-line desempenha um papel importante no desenvolvimento de uma atmosfera de discurso de responsivo socialmente através da modelação de encorajamento social com discussão de conteúdos. Isso começa com as primeiras mensagens e interacções do professor que modelam e explicam estratégias de comunicação e ferramentas que melhoram a presença social e o desenvolvimento da coesão de grupo, bem como continuar a difundir as mensagens dos estudantes (melhor feito com humor e auto-revelação) em tópicos de discussão de fácil acesso. Ao desempenhar um papel de monitorização activa em grandes e pequenas discussões de grupo, organizar tópicos para discussão, e sugerir que os alunos utilizem vários meios de comunicação (como telefones, chats on-line síncronos, e discussões de grupo), o professor é fundamental em levar o discurso para a frente de uma forma produtiva e responsável.
Garrison (1997) chama esta moderação de conferência online de "contextualizar", onde o professor fornece o modelo de comunicação, bem como organiza e focaliza a discussão on-line. Enquanto Garrison recomenda encontros iniciais face a face entre os participantes do programa e os professores para facilitar o processo de construção da comunidade, quando tal não for possível (como no programa Universidade de Deakin) a capacidade do professor para monitorizar pequenas interacções de grupo usando várias tecnologias de comunicação torna-se muito importante. Garrison, Anderson e Archer (2000) definiram a "comunidade de inquérito" que considera a presença do ensino(teaching) como um factor importante na estruturação e facilitação da aprendizagem activa. Uma pesquisa de Stacey (2002) demonstrou a importância desse papel no estabelecimento de um padrão de interacção social que permite que a presença social dos participantes online para a construção de um ambiente de confiança e de apoio responsivo. O planeamento e desenho destas estratégias no curso garante que um sentido de comunidade online será estabelecido (Stacey, Smith, & Bartholomew, 2004).


O resultado do trabalho conjunto da turma é apresentado no seguinte .pdf.